Confira os livros vencedores do Prêmio Jabuti 2023

No dia 05 de dezembro, realizou-se a 65ª edição Prêmio Jabuti, o maior evento de premiação literária do Brasil. Nele, diversos escritores e artistas são consagrados em diversas categorias e premiações.

Neste ano tivemos 21 premiados, dentre os quais destacou-se a obra de Fabrício Corsaletti, Engenheiro Fantasma (Editora: Companhia das Letras), que recebeu o prêmio nas categorias Poesia e Livro do Ano.

A tradução também merece particular destaque: O Coletivo Finnegans, composto por 11 tradutores e coordenado por Dirce Waltrick do Amarante, foi premiado pela tradução do livro Finnegans Rivolta. Trata-se de uma transcriação coletiva de um dos maiores desafios de tradução. Nas palavras de Patrick O’Neill:

“Os leitores de Finnegans Wake poderão igualmente ficar surpresos, às vezes, com as diferenças notáveis entre os vários métodos tradutórios empregados em seus diversos capítulos. Isso inevitavelmente tinha de acontecer, pois, embora o texto de Joyce seja na verdade intraduzível em princípio, ele ao mesmo tempo pede com insistência para ser traduzido ou transposto para outras vozes. Finnegans Wake fala a seus leitores por meio de uma multiplicidade de vozes, e seus tradutores irão também responder necessariamente com abundância de vozes. Finnegans Rivolta, com seu coro de onze tradutores, responde com um entusiasmo exuberante a esse desafio, e o fascinante resultado, a ser saboreado com igual entusiasmo, é na verdade ‘muita diversão em Finnegans Wake’ ― um Wake amplificado translinguisticamente por múltiplas vozes que se cruzam em Finnegans Rivolta.”

Patrick O’Neill é Professor emérito de Estudos Literários na Queen’s University, no Canadá.

Os demais vencedores do Eixo de Literatura foram:

  • Antonio Prata: “Por quem batem as panelas”, Crônica – Editora Companhia das Letras
  • Marcelo D’Salete: “Mukanda Tiodora”, Histórias em Quadrinhos – Editora Veneta
  • Lilia Moritz Schwarcz e Suzane Lopes: “Óculos de cor”, Juvenil – Editora Companhia das Letrinhas
  • Anna Cunha e Emíia Nuñez: “Doçura”, Infantil – Editora Tibi Livros
  • Karine Asth: “Dentro do nosso silêncio”, Romance de Entretenimento – Editora Bestiário
  • João Gilberto Noll: ”Educação Natural: textos póstumos e inéditos”, Contos – Editora Record
  • Ruy Castro “Os perigos do imperador: um romance do Segundo Reinado”, Romance Literário – Editora Companhia das Letras

Confira todos os 21 livros vencedores:

Para conhecer os seletos indicados desta edição de 2023 do Prêmio Jabuti, visite: https://www.premiojabuti.com.br/semifinalistas/


Precisando de profissionais experientes para traduzir a sua obra? Conte com os profissionais experientes do Catálogo de Tradutores! Solicite um orçamento aqui.