Mulheres em videoconferência

Acessibilidade em eventos: como implementar e boas práticas

Uma comunicação acessível pode fazer com que o seu evento chegue a pessoas que não conseguem consumir conteúdos de forma convencional. Frequentemente, pessoas cegas e surdas enfrentam dificuldades ao prestigiarem palestras, workshops e demais eventos sem recursos de acessibilidade para os participantes, o que impede ou prejudica a compreensão do conteúdo transmitido. Dessa forma, se a sua marca deseja expandir o seu público e reforçar seus compromissos sociais, investir em acessibilidade em eventos é fundamental.

O que é acessibilidade?

O termo “acessibilidade” se refere às condições de participação de pessoas em diversos contextos sociais, removendo barreiras para garantir o acesso a um espaço ou conteúdo. Segundo dados do IBGE, estima-se que, atualmente, cerca de 24% da população brasileira tem alguma deficiência, dado que reforça a importância da acessibilidade.

No âmbito da comunicação, a acessibilidade possui o papel de expandir o alcance de transmissões de conteúdos, por exemplo, em eventos. Sejam eles presenciais ou on-line, os eventos contemplam diversos papeis em suas comunidades: podem ser educativos, entreter a audiência ou promover debates. Assim, garantir que pessoas com deficiências ocupem esses espaços é ampliar a diversidade de experiências e trocas entre os participantes, enriquecendo as atividades.

Acessibilidade em eventos

Em eventos corporativos, é essencial proporcionar uma comunicação acessível para os espectadores. Nos eventos presenciais, é importante promover acesso físico aos ambientes – rampas, cadeiras reservadas e banheiros acessíveis, por exemplo. Em eventos on-line, assegurar que as mensagens sejam compreendidas por todos os presentes é uma forma de expandir as fronteiras do negócio e oferecer acesso à informação.

Hoje, as principais soluções para acessibilidade em eventos são Audiodescrição e Libras.

Audiodescrição

Audiodescrição é o termo utilizado para a descrição de elementos visuais, de modo que pessoas cegas ou com visibilidade reduzida consigam compreender, por meio de palavras, o que está sendo exibido.

Recentemente, em eventos e transmissões, a audiodescrição vem sendo utilizada para descrever a aparência dos palestrantes e oradores. As descrições costumam ser breves e objetivas. Por exemplo, se a mulher da imagem abaixo realizasse uma descrição de sua aparência, ela diria algo como: “Sou uma mulher, preta, de cabelo castanho, cacheado e preso, estatura mediana e magra. Visto uma camiseta branca e uma camisa azul clara de botões”.

Fotografia de uma mulher sorrindo e acenando para um computador. Acessibilidade em eventos.
Fotografia de uma mulher sorrindo e acenando para um computador. (Imagem: Freepik)

Além disso, a audiodescrição é comumente utilizada para descrever imagens, cenários e expressões, tornando a percepção mais compreensível para o ouvinte, tanto em eventos corporativos quanto artísticos ou esportivos, dentre outros.

Interpretação em Libras

Libras, ou Linguagem Brasileira de Sinais, é uma língua gestual utilizada na comunicação para pessoas surdas e com audição reduzida. Em eventos, a utilização de Libras se dá por meio de intérpretes que acompanham os oradores, transmitindo, de forma simultânea, o que é dito para a audiência.

Em eventos e transmissões on-line, é comum observar a presença de janelas de Libras, que são, essencialmente, quadros onde o intérprete se posiciona. Por exemplo:

Captura de tela de reunião on-line com diversos participantes e um intérprete de Libras no canto inferior direito. Acessibilidade em eventos.
Exemplo de posicionamento de janela para Intérprete em Libras. (Imagem: Zoom)

Em contextos presenciais, o intérprete se posiciona ao lado ou próximo do orador – ou em uma sala de onde é enviado o streaming para um telão, em grandes eventos –, estando visível ao público, e realiza a interpretação.


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