Semana do Espanhol
Na última semana de abril, nos dias 27, 29 de abril e 1º de maio, rolou a Semana do Espanhol, aqui no Catálogo Premium de Tradutores!
No dia 27 de abril, com a moderação de Dani Sass, o evento tratou sobre a importância da língua espanhola no mundo. Melissa Ruffini e Enrique Romera, diretamente de Buenos Aires, foram os convidados da noite, palestrando sobre a origem do idioma, suas influências, seus usos no mundo dos negócios, além de exibirem curiosidades pouco conhecidas da língua.
Daniela Cubillos trouxe um pouco da cultura chilena, apresentando o ritmo da dança regional “Cueca”, tradição no país.
O coletivo de danças colombianas no Brasil, Prende La Vela, convidou todos no Catálogo a dançarem o ritmo Cumbia no fim dessa primeira noite .
Em 29 de abril, moderada por Meg Batalha, a live contou com a presença de Alfredo Guigou, professor, tradutor e intérprete, e Fabrício Santos, intérprete e formador de intérpretes do estúdio Lucille Barns.
Os debates foram sobre as dificuldades da interpretação e do ensino da interpretação do espanhol e as diferenças e semelhanças do idioma em relação ao português.
Robson Miguel, um dos principais violonistas brasileiros da música instrumental e popular no mundo, fechou a noite com muita música.
No sábado, a live que encerrou a Semana do Espanhol, contou com Martha Galdos, cantora e compositora peruana poliglota que mora no Brasil.
As tradutoras e intérpretes Norma Medina e Verónica Palacios mostraram a geografia do espanhol no mundo.
Carolina Mayda e Miriam Hernandez, diretamente da Holanda e com muito bom humor, na palestra descontraída: ¿Fresa o frutilla? Uma conversa entre vários países, mostraram que as diferenças do idioma espanhol até mesmo entre nativos pode ou causar constrangimento ou causar risos…
Meg Batalha falou sobre a proposta inovadora e diferenciada do Catálogo e, em seguida, apresentou os parceiros da rede, todos intérpretes e tradutores de espanhol: argentinos, uruguaios, chilenos, peruanos, espanhóis, colombianos, venezuelanos com seus sotaques distintos, mas unidos pelo idioma espanhol!
Para fechar a Semana do Catálogo com chave de ouro, Arturo Riquelme Salgado tocou o “el cuatro” venezuelano, mostrou seu talento, tocou seu charango andino e fechou essa mostra incrível da riqueza da cultura espanhola com a Canção Gracias a la Vida.