5 Falhas de Comunicação que Prejudicam a sua Empresa
A comunicação é um aspecto fundamental em qualquer empresa. A partir dela, é possível transmitir informações, ideias e objetivos, além de manter a equipe motivada e engajada. No entanto, por mais que busquemos nos comunicar de maneira eficiente e clara com clientes e colaboradores todos os dias, nem sempre é fácil manter uma comunicação aberta e saudável. É nesses momentos que as falhas de comunicação nas empresas podem surgir. Alguns exemplos delas são:
Não identificar as necessidades do cliente e alinhar as expectativas
Uma das principais falhas na comunicação empresarial é a falta de identificação das necessidades do cliente e alinhamento das expectativas. É fundamental compreender as demandas e as dores do seu cliente e garantir que suas expectativas sejam atendidas, caso contrário, pode haver frustração e insatisfação de ambas as partes. Com isso em mente, o uso de briefings e a divisão dos processos em sprints é fundamental.
Não saber apresentar e negociar valores
Muitas vezes não sabemos apresentar e negociar valores de maneira clara e convincente, o que pode prejudicar a relação com o cliente e a realização de negócios. É nesse momento que você deve ser assertivo e mostrar o seu valor (não apenas o preço, mas o valor do negócio). Por que seu cliente necessita dos seus serviços? O que você oferece de diferencial? Todos esses elementos são chaves para despertar o interesse no cliente.
Não dar atenção aos feedbacks
Outro erro comum é a falta de atenção aos feedbacks. Eles são a base de toda a comunicação e merecem atenção redobrada (até mesmo triplicada). Por isso, é importante ouvir as opiniões e sugestões dos clientes e colaboradores para melhorar a qualidade do serviço e garantir a satisfação de todos os envolvidos.
Não acompanhar a evolução da demanda e dos projetos adequadamente
Acompanhar a evolução da demanda e dos projetos adequadamente também é essencial. Caso contrário, podem haver atrasos na entrega ou falhas na execução do serviço, o que pode afetar negativamente a sua empresa em curto prazo, em que você corre o risco de perder seu cliente, ou a longo prazo, que ocorre quando você se acostuma com um processo falho e “vicia” no erro. Esse passo está diretamente atrelado ao recebimento e análise minuciosa de feedbacks, para que nada seja deixado de lado.
Não enfrentar as falhas de comunicação durante os processos
Por fim, e talvez a que mais causa danos, não enfrentar as falhas de comunicação durante os processos pode lentamente afundar o seu negócio. Quando isso acontece, há uma clara evidência que os gestores não querem admitir e corrigir os problemas. Assim, é importante sempre estar atento às falhas e corrigi-las imediatamente para evitar problemas futuros. Admitir quando o processo é falho é o primeiro passo para trazer um serviço assertivo e de qualidade.
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