Semana da Educação #Nem1PraTras

Todos os anos, durante o mês de abril, a Fundação Roberto Marinho e uma aliança estratégica de parceiros unem esforços para causas relevantes na agenda educacional brasileira. Em 2021, o foco da mobilização é o conceito de conectividade – sobretudo por causa dos desafios impostos pela pandemia de COVID-19 às rotinas de estudantes, famílias e professores. Para reforçar o debate sobre a oferta de políticas educacionais neste momento tão delicado a Fundação Roberto Marinho e o Canal Futura promoveram o Classes Abertas, uma série de encontros formativos gratuitos no Youtube da TV Futura.

Visite o site do projeto em www.diadaeducacao.org

E confira o evento:

Programação de 28/04: [tradução do inglês e libras do Catálogo de Tradutores]

Educação e Mídias – Escola, Comunidade e Cultura

Convidados: Henry Jenkins – Autor de “Cultura da Convergência ” e Tessa Jolls – Center for Media Literacy. Mediação: Alexandre Sayad – apresentador do Idade Mídia.

Educação midiática, cultura participativa/participatória. Ferramentas digitais: diversidade de acessibilidade e usos na Educação. A necessidade de soluções não digitais em sala de aula; inventar um ensino ‘híbrido’. O papel da academia num mundo digital: imaginação e transformação.

29/04: [tradução do espanhol e libras do Catálogo de Tradutores]

Informações e Narrativas

Convidados: Juan Mascardi – Telefe Rosario, Natalia Viana – Agência Pública e Lilian Bacich – Tríade Educacional. Mediação: Antônio Gois – JEDUCA.

Relato atualíssimo sobre construções coletivas: inclusão, juventude e narrativas jornalísticas e audiovisuais; consumidores-produtores = prosumers, reconceitualização do ‘real’ e do ‘virtual’ e cidadania. Ensino híbrido, (des)preparo digital de professores e alunos. A emergência da adaptação ao contexto atual, angústias e relatos.

30/04: [tradução em libras do Catálogo de Tradutores]

O lúdico e a experiência

Convidados: Nina da Hora – Ogun.he, Carla Zeltzer – Faz Game e Murilo Sanches – Colmeia Educacional. Mediação: Sil Bahia – PretaLab.

Experiências digitais e não-digitais: sala de aula invertida, bibliotecas comunitárias, gamificação na educação para além do universo digital; engajamento e motivação. Interatividade e espaço de criação, questionamento e aprendizado.

Parabenizo a Fundação Roberto Marinho pela iniciativa e o Canal Futura e seus parceiros pela execução do evento! É uma satisfação participarmos deste importante projeto. Que as discussões permaneçam no enfrentamento dos desafios que a Educação contemporânea propõe às sociedades.

Equipe de tradução do Catálogo na Semana da Educação – TV Futura

Libras = Mirian Caxilé, Juliano Prates e Renato Rodrigues

Inglês = Ana Ruth Kleinberger e Meg Batalha

Espanhol = Daniele Sass e Melisa Ruffini

Coordenação = Nani Peres

 

Texto: Nani Peres