Revisão de texto para autores independentes

Uma boa revisão faz toda a diferença no resultado final de uma obra. Afinal, ser escritor independente não é uma tarefa fácil: além de escrever, é preciso se preocupar com a edição, a impressão, a publicação da sua história, e tantos outros detalhes que englobam a produção literária.

Muitas vezes, quando se escreve uma nova história, ela pode parecer impecável e sem falhas aos olhos do autor. No entanto, para garantir que o público e o mercado compartilhem essa mesma impressão, é importante ter outras opiniões. O revisor pode te ajudar a passar por esse processo!

Pessoa realizando revisão de texto em papel e computador.
A revisão é um processo de lapidação de um texto original para ajustar falhas e ampliar a qualidade. (Imagem: Pexels)

O que é a revisão de texto?

O processo de revisão textual ou copidesque analisa os aspectos técnicos formais e narrativos de uma obra, ajustando a linguagem enquanto preserva o sentido original do texto.

Sendo assim, nesse processo, são realizadas ações como:

  • Correções ortográficas;
  • Ajuste e equilíbrio de palavras que “sobram” no texto;
  • Indicação de pontas soltas;
  • Revisão de coesão e coerência;
  • Ajustes em vícios de linguagem;
  • Percepção de clareza do texto.
Tela de editor de texto exibindo revisões.
Exemplo de documento que passou pelo processo de revisão de texto. Observe que todos os ajustes são apontados para o autor, bem como apontamentos, sugestões e considerações do revisor. (Imagem: Unicamp)

A minha história se altera após a revisão?

Uma preocupação comum de autores independentes é saber se a história sofrerá alterações após a revisão.

Fique tranquilo: opinar sobre a narrativa criada não é o papel do revisor. A revisão foca a linguagem formal prioritariamente.

Mas você pode querer uma avaliação mais aprofundada e sugestões de aprimoramento de conteúdo e até de estilo. Então, um copidesque pode oferecer insights de melhoria estrutural e de continuidade para o seu texto, proporcionando, assim, um material de melhor aceitação pelo mercado.

Como pode perceber, uma boa revisão é fruto de um bom alinhamento entre as partes: autor e revisor ou copidesque. Com isso, tanto o autor quanto o profissional contratado terão clareza sobre limites e possibilidades para a obra.

Quero revisar o meu livro. Por onde começo?

O trabalho de revisão de texto deve ser realizado por revisores especializados ou profissionais de comunicação. Dessa forma, se você deseja revisar o conteúdo do seu livro, tenha em mente que é um trabalho extenso e que pode levar algumas semanas, por isso, busque o seu revisor com antecedência para garantir os melhores resultados para a sua obra.

No Catálogo de Tradutores, você encontra muitos excelentes profissionais de revisão de texto e copidesque à disposição para aumentar ainda mais a qualidade da sua história. Quer mais informações? Clique aqui e solicite um orçamento!