Pitacos “despretensiosos” sobre comportamento em cabine!
Ninguém sabe tudo! Aliás, saber tudo nem existe, já que não existe uma verdade só, absoluta.
A ideia aqui é compartilhar algumas impressões, ideias e experiências que vamos adquirindo sobre o comportamento em eventos ao longo dos anos. Escrevam suas sugestões, discordem, repassem, questionem, enfim… o blog é para todos que buscam aprimoramento constante.
Vamos à lista:
1 – Menos é mais. Menos perfume, menos joias, menos volume na voz, menos interação com o cliente – principalmente, claro, se o cliente não for seu. Ética é fundamental. Dê sorrisos, mas não dê cartões!
2 – É fácil esquecer dos técnicos de som. Muitas vezes, chegamos ao local do evento, e a cabine já está arrumada. Não deixem de dar bom dia, perguntar o nome do técnico, dizer “por favor”. Todos gostam de respeito e consideração. E, afinal, quanto melhor tratamos as pessoas, melhor seremos tratados, certo?
3 – Agora, um assunto muito importante: a ajuda ao concabino. Passe colas de palavras difíceis e prováveis de aparecerem novamente. Ah, e cola é por escrito!!! Para quem está ouvindo e falando ao mesmo tempo, é difícil decifrar sussurros ou caretas e gestos. Ao agir assim, você desconcentra o colega, não atinge o objetivo, e quem escuta é só quem não deve: a plateia – rsrs!
Um detalhe importante: escreva a cola com letra legível! Afinal, já não é fácil ser multitarefas… que dirá ter que, ainda por cima, decifrar um garrancho, concordam? E não cutuque o colega. Tem gente que sente cócegas e pode se assustar… ou surtar!
4 – Aproveite para relaxar um pouco na hora do seu intervalo, mas não “abandone o barco”. Uma dica boa é ficar sempre um slide a frente, antevendo palavras difíceis. Na hora certa, a cola estará prontinha para seu colega.
5 – Procure se aprimorar, se familiarizando mais com as funcionalidades de seu computador. Na cabine, um segundinho que seja faz diferença. Ah, e desligue ou tire o som do celular e o som do computador, também.
6 – Tenha um modem 3G. Na maioria das vezes, o wi-fi em hotéis e centros de convenções é caro, e ficar sem internet, além de atrapalhar o seu trabalho, é muito entediante.
7 – Procure, além de estar bem vestido e de barba feita etc., não ser o primeiro a se servir no coffee-break/almoço. Para quem ainda não leu “Na Sala com Danuza”, fica aí a dica de etiqueta!
8 – Água em garrafa evita derramamentos, panes elétricas e papéis molhados!
9 – Chegue cedo para testar o equipamento, pedir palestras e trocar dicas com seu colega.
10 – Estude para o evento, mesmo que não haja material. Você vai soar bem mais confiante!!
11 – Balinhas de menta e afins refrescam o hálito – use e abuse!
12 – Ah, e sempre aproveite as dicas dos colegas mais experientes!
E não esqueçam: intérpretes são pontes humanas com nervos de aço!
O Intérprete!
Conheça nossos intérpretes antenados e preparados para lhe oferecer um serviço PREMIUM:
www.interpretesdeconferencia.com.br