Lições Aprendidas com Confiança Mútua: Clientes e Intérpretes
Tempo de se reinventar
Tempo de se reinventar: a frase é um convite feito a nós, seres humanos, desde quando a pandemia da Covid-19 foi oficialmente declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em março de 2020. Desde então, o mundo virtual transformou as relações e interações humanas ao aumentar a conectividade humana em níveis imensuráveis, abrindo e expandindo fronteiras em um breve prazo.
Intérpretes e demais profissionais de conferências tiveram de se adaptar ao mundo virtual e disponibilizar serviços por meio de plataformas digitais. As plataformas já existentes, focadas na TSR (Tradução Simultânea Remota), ganharam novos concorrentes com valores mais competitivos e maior capacidade de se adaptar às novas necessidades que foram surgindo. Todos os usuários — palestrantes, organizadores, moderadores e intérpretes — tiveram que “mergulhar” fundo no mar de descobertas, aprendizado, desafios e possibilidades na companhia de uma imbatível aliada: a inteligência coletiva.
Alguns dos pontos que trouxeram benefícios para clientes e profissionais da interpretação são:
🎯 redução de custos gerais de eventos, profissionais de interpretação de idiomas mais acessíveis a clientes que nunca tinham usufruído desses serviços
🎯 maior proximidade entre clientes, parceiros e profissionais nos faz conhecer melhor uns aos outros e fortalece a confiança no nosso trabalho
🎯 incorporação de mais idiomas aos eventos, incluindo raros, Libras e audiodescrição (AD)
🎯 multiplicação de plataformas com recursos de interpretação
🎯 ampliação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades
🎯 ampliação do uso de streaming em eventos no Youtube e no FB para atrair novos públicos e consumidores para as empresas e difundir conhecimento.