A Herança Cultural do Carnaval

Chegamos ao ponto alto do verão, a época em que os brasileiros entram em clima de celebração: é Carnaval. Essa festa é tão emblemática que o país todo para. A maioria dos estabelecimentos fecha, famílias e/ou jovens viajam e, por alguns dias, a festa espalha alegria e esperança contagiando a todos. Mesmo para quem não celebra, o Carnaval é uma época importante, uma vez que a economia só começa a acelerar depois da folia e das cinzas.

É evidente que uma rica herança cultural marca essa data. Porém, você sabe de onde ela vem?

A herança do carnaval está em nossas veias

O Carnaval não nasceu no Brasil. Contudo, devemos concordar que o brasileiro tem o Carnaval correndo nas veias há séculos. Uma festa parecida veio com os europeus ainda em tempos coloniais, chamada Entrudo. Comemorada nas ruas, foi incorporando músicas características por contribuição dos africanos trazidos para cá.

No século XIX, a festividade foi muito combatida, sobretudo após o país virar República. Então as elites a comemoravam em locais fechados. Já o povo se adaptava à proibição, criando alternativas: os cordões trouxeram novamente a folia para as ruas, aproveitando a estética das procissões e, aos poucos, foram criadas as marchinhas de Carnaval, perto do século XX às marchinhas, somou-se o samba a partir da 2a. década do século XX. As marchinhas e o samba até hoje são as principais representantes musicais da celebração que nós conhecemos. No Nordeste, ainda há a forte presença dos trios elétricos.

Mulher comemorando as celebrações do Carnaval.
O Carnaval passou por diversas evoluções ao longo dos anos. (Imagem: Freepik)

Assim, o Carnaval só se transformou nessa celebração mundialmente conhecida graças à miscigenação cultural e à diversidade do nosso povo.

Ao longo dos séculos, o país reinventou a festa: aproveitamos tradições europeias como as personagens do Rei Momo, o Pierrot e a Colombina, as fantasias ficaram cada vez mais elaboradas, os blocos formando carreatas quilométricas em nossas avenidas, com personagens e rituais originais. Novas músicas são criadas a cada ano e, assim, cada região do país tem seu jeitinho de fazer acontecer o maior espetáculo da terra.

O Carnaval na Modernidade

O Carnaval quebrou barreiras, sua celebração é internacional. A nossa versão festa se tornou tão potente que é possível observar os desfiles em todos cantos do mundo, mesmo não estando no Brasil: o carnaval carioca é considerado ‘o maior espetáculo da Terra’, para nosso orgulho e aprendizado.

A internet também facilitou a comemoração para os foliões com tutoriais que ensinam a fazer fantasias e a rápida e fácil compra de acessórios nas lojas on-line – e muitas empresas investem no Carnaval como parte importante de seu marketing. Enfim, o Carnaval não é só uma festa, é, há muitas décadas, uma oportunidade de negócio.

E você, quer aumentar as oportunidades da sua marca? Conte sempre com o Catálogo de Tradutores para elevar o nível do seu negócio, em qualquer época do ano. Entre em contato conosco ou solicite seu orçamento.

Para saber mais, confira também: História do Carnaval no Brasil