Cuidados com a voz na profissão de `intérprete`
Cuidados essenciais com a sua voz na profissão de intérprete, leia esse artigo e aprenda dicas incríveis.
Autora: Karla Roberta Lima de Araújo
Os profissionais da voz são todos os indivíduos que usam a VOZ como seu instrumento de trabalho, ou seja, dependem da voz para exercer a sua profissão.
Os chamados profissionais da voz são: cantores, atores, professores, pastores e padres, advogados, juízes, promotores, repórteres, radialistas, operadores de telemarketing, leiloeiros, políticos, dubladores, vendedores, `INTÉRPRETES`, etc.
A voz é algo tão característico e importante como a nossa própria fisionomia e impressão digital, varia de acordo com o sexo, a idade, a profissão, a personalidade, o estado emocional e a intenção que a usamos. É com a nossa voz que expressamos sentimentos, pensamentos, emoções e ideias; mostra quem realmente somos quando nos comunicamos com outras pessoas.
A voz é produzida a partir do ar que saí dos pulmões, passa pela laringe, onde estão localizadas as pregas vocais, as mesmas no momento da expiração, aproxima-se e vibram, produzindo assim o som. Este som, que de início é baixo e fraco, será amplificado pelas cavidades de ressonância (que são a faringe, boca e nariz). Após amplificado, o som será articulado na cavidade oral por meio dos lábios, bochechas, língua, palato e mandíbula.
Todos precisam ter cuidados com a voz, mas para quem utiliza a voz profissionalmente, é preciso ter alguns cuidados vocais essenciais, com isso é possível manter a integridade vocal. Vejamos alguns destes cuidados para quem usa a voz na profissão:
Dicas simples para cuidar melhor da voz
DEVE-SE BEBER, EM MÉDIA DOIS (2) LITROS DE ÁGUA POR DIA, de preferência em temperatura ambiente.
DURANTE A ATIVIDADE VOCAL, DEVE-SE BEBER ALGUNS GOLES DE ÁGUA, para umidificar a garganta. A água deve estar em temperatura ambiente, para que não ocorra choque térmico.
EVITAR QUALQUER TIPO DE COMPETIÇÃO SONORA.
EVITAR BEBIDAS ALCOÓLICAS, pois o álcool tem um efeito anestésico, assim provoca a diminuição da sensibilidade, é onde na maioria das vezes ocorre um abuso vocal, lesando as pregas vocais.
EVITAR GRITAR E TOSSIR, pois provoca um intenso atrito nas pregas vocais, podendo lesioná-las
NÃO FUMAR, a fumaça irrita a mucosa da laringe, acumulando secreções nas pregas vocais, e o ressecamento da mesma mucosa.
EVITAR O AR CONDICIONADO, pois provoca o ressecamento das mucosas, alterando a vibração das pregas vocais. Se não for possível evitar o ar condicionado, procure sempre beber água, durante todo o tempo que estiver exposto a ele.
EVITAR O CONSUMO DE LEITE, CHOCOLATE E SEUS DERIVADOS ANTES A INTENSA ATIVIDADE VOCAL, pois esses alimentos aumentam a secreção de muco no trato vocal.
PROCURE CONSUMIR ALIMENTOS FIBROSOS, como maçã, que é um adstringente, ou seja, agem limpando a boca e faringe.
PROCURE INGERIR SUCOS E FRUTAS CÍTRICAS.
PROCURE ESTAR VESTIDO (A) O DE FORMA CONFORTÁVEL POSSÍVEL, para que seu vestuário não atrapalhe o fluxo respiratório.
DURANTE A FONAÇÃO, MANTENHA A CABEÇA RETA, UMA POSTURA ERETA COM OS DOIS PÉS APOIADOS NO CHÃO, pois assim a passagem do ar ocorrerá sem dificuldades e o diafragma trabalhará melhor.
ARTICULAR BEM AS PALAVRAS, usando também expressões faciais para evitar o abuso vocal.
Alguns exercícios de relaxamento e aquecimento podem ser feito antes da atividade vocal como:
Rotação da língua no vestíbulo da boca,
Lateralidade da língua (empurrar a língua contra a bochecha),
Vibrar a língua,
Vibrar os lábios,
Bocejar,
Protusão dos lábios (fazer bico como se fosse dar um beijo),
Retração dos lábios,
Rodar o pescoço em todas as direções , entre tantos outros exercícios.
Essas foram algumas dicas para você que usa a sua voz profissionalmente.
Encontre profissionais conectados da área de interpretação e tradução:
Catálogo de Tradutores
e em nosso PodCATS escute a voz dos intérpretes do Catálogo.