25 de julho – Dia do Escritor
Uma homenagem aos escritores
Autora: Jacqueline Moreno
Toda data tem um motivo para existir. O Dia do Escritor mesmo, tem uma história para contar que tem como protagonistas o então presidente da União Brasileira de Escritores, João Peregrino Júnior, e o vice-presidente, o escritor Jorge Amado. Era a década de 60 e os dois “imortais” da Academia Brasileira de Letras decidiram que o dia 25 de julho seria a data para homenagear os seres humanos que fazem das palavras escritas o seu labor sagrado.
Escritores e escritoras quando criam tramas, romances, suspenses, comédias, ensaios, contos, dramas, versos, prosas, poesias e outros outros gêneros literários, dão asas à imaginação, fortalecendo o nosso pensamento crítico e criativo. Onde há livros, há passado, presente e futuro a compartilhar.
Um ofício tão antigo quanto o mundo e tão atual quanto a era digital. A missão de quem escreve é deixar uma semente, um fruto, um legado. Assim a educação e a cultura se perpetuam em diversas interpretações que se traduzem em tantas outras percepções e visões de mundo.Eis o mistério da arte sem limites, presente na mais absoluta liberdade de entendimento e expressão.
O Catálogo de Tradutores aproveita a data para homenagear os tradutores literários, verdadeiros artesãos da preservação das rimas e estilos. São escritores de obras prontas, caçadores de significados e cativos ao sentido que a obra original determina em cada sentença de vida.
Confira no YouTube a LiveCats que tivemos a honra de exibir na sexta-feira, 23 de julho com o tradutor e escritor Eric Nepomuceno:
#diadoescritor #ericnepomuceno #traducaoliteraria #traduçãodeespanhol #literaturalatinoamericana #literaturamundial #catalogodetradutores
Créditos para a live: Nani Peres e Sandra Moreira